sábado, 30 de maio de 2015

The Vision of Escaflowne

"The Vision of Escaflowne", ou pela maioria apenas tratado por "Escaflowne", é um anime sem dúvida digno de se dar uma espreitadela. Com o seu estilo de Ficção-Científica/Romance num ambiente medieval com tecnologias futuristas é um dos animes mais apreciados pelos japoneses.

 Criado por Kawamori Shoji e exibido no Japão em 1996, esta séria conta com 26 episódios e estes foram em Portugal transmitidos pela Sic Radical e no Canal Panda. 

Esta aventura retrata diversos aspectos, tanto emocionais como políticos, começando pela história de Hitomi Kanzaki, uma estudante de liceu que, cujas preocupações não iam além do seu clube de atletismo, do seu amado Amano-sempai, e do seu hobbie ( adivinhar o futuro), mas entretanto vê-se presa numa situação irreal quando, a meio de um dos seus treinos lhe aparece um rapaz combatendo um dragão no meio da pista de atletismo. Seguidamente esta é levada para um outro mundo - Gaea - de onde o rapaz aparecera, e aí descobre que o rapaz é na realidade Van Fanel, o novo rei de Fanélia. 

No entanto, durante a coroação de Van, Fanélia é atacada pelo Império Zaibacher que pretende roubar um Gaymelef (mecha medieval semelhante a uma armadura) lendário de nome Escaflowne, e com ele arrasar o reino. Antes de o reino ser destruído Van e Hitomi escapam no Gaymelef Escaflowne e mais tarde encontram ajuda no charmoso Allen Schezar, do reino de Astoria. A partir daí reinos vão ser atacados pelo Império Zaibacher em busca de Escaflowne, cujo líder é um estranho idoso de nome Isaac Dornkirk, cujos planos consistem em reconstruir a máquina lendária de Atlântida, que transformava os sonhos das pessoas em energia. A partir daqui Hitomi irá ajudar Van a escapar ás garras dos Zaibacher passando por muitos perigos e envolvendo-se com bastantes personagens, conseguindo no fim voltar á Terra. 

 Á primeira vista Escaflowne parece um anime vulgar com uma história já por nós vista e revista, mas na realidade, é bastante rico e o que parecia não passar de um romance de menina do liceu, acaba por se transformar numa aventura emotiva com várias situações inesperadas pelo meio. Pode parecer algo \"infantil\" mas na verdade aborda vários valores importantes, como a força vontade, a coragem e também o Destino. Temos também os assuntos políticos entre reinos que evidenciam a dificuldade que é governar e tomar decisões por todo um reino. Ainda pelo meio temos os cenários mediavais contrastando com os incríveis e avançados Gaymelefs e o triângulo amoroso Allen > Hitomi > Van, colmatando com as \"mini-histórias\" de personagens como Allen, Dilandau, Jajuka, Narya e Eryia e também dos pais de Van e Folken.