domingo, 8 de março de 2015

Bana e Flapi

"Bana e Flapi" é um anime de 1979, produzido pela Nippon Animation. A série foi inspirada no livro "Bannertail: The Story of Grey Squirrel " de Ernest Thompson Seton, publicado em 1922. Ernest Thompson Seton nasceu a 14 de Agosto de 1860 em South Shield e faleceu a 23 de Outubro de 1946, em Seton Village no Novo México. Escreveu vários livros, entre os quais, "Wild Animals I Have Known" ou "The Book of Woodcraft". Foi fundador do Movimento Escuteiro Americano. A série é constituida por 26 episódios, produzidos pela Nippon Animation, e realizados por Yoshio Kuroda. 

História 

Na parte este dos E.U.A. vivia um esquilinho chamado Bana. Ele vivia na floresta com a sua família. Com a chegada da colonização houve um inevitável corte de árvores. O carvalho onde Bana vivia com a sua família foi cortado e assim perdeu a sua família. Bana foi recolhido por um rapaz que o levou para a sua quinta e o deixou ao cuidado duma gata, que o criou. Um dia deflagrou um incêndio na quinta e Bana foi salvo pela sua mãe gata da qual se separou na confusão. Bana voltou ao bosque donde viera e ai, graças aos conhecimentos adquiridos pelos homens, salvou os seu amigos dos perigos dos caçadores e de animais ferozes. Conheceu também outros animais, como Flapi, o seu amigo Cleto, a Doninha, o Picapau, o avozinho Mocho, os divertidos ratinhos Não e Nem e muitos outros amigos. 

A série estreou em Portugal em 1980. No final dos anos 80 a série voltou a dar na RTP mas com outro nome "Puchi" e uma nova dobragem. Brevemente o post sobre o "Puchi".

Caderneta de Cromos 

1982, 392 Cromos, 36 Páginas [Espanha, Fher, 1980]

Cromos baseados na série de desenhos animados transmitido no início da década de 80 pela RTP. A colecção é exactamente idêntica à original espanhola, lançada pela Fher, intitulada "Banner y Flapi". Tratou-se de uma série de culto que ainda hoje recordamos, também por força da mesma ter sido reeditada em DVD pela Planeta de Agostini.

FICHA TÉCNICA

Caderneta: 22,5 x 30 cm

 Personagens

1- Bana / 2- Flapi / 3- Ladão / 4- Gocha / 5- Avô Mocho / 6- Mãe Gata / 7- Lória / 8- Acácio / 9- Senhor Sénior